A ironia natalina

"Já eu, um cara a favor do sistema, amo tudo que vem do Natal. Todo o amor, os presentes e o bom velhinho, lógico. Mas ainda sim prefiro aquela rena, o tal de bambi, manja?"

O Natal é épico.
Comemoramos, através de uma figura pagã (o Papai Noel), o nascimento do símbolo do cristianismo (ora, Cristo). Um tanto quanto irônico, não? Além disso, é necessário presentear: é o nosso querido Capitalismo, minha gente.
Muito mais complicada é a função moralista que o Natal desempenha. Quem nunca escutou: "Comporte-se, hein, senão não vai ganhar presente do Papai Noel."
A resposta deveria ser: "PUTA QUE PARIU, QUE SE FODA, EU POSSO FAZER MEU PRÓPRIO CARRINHO DE ROLIMÃ COM A CAIXA DE FERRAMENTAS DO VÔ."
É, amigo, o Papai Noel se assemelha mais com os órgãos de repressão e controle de conduta do que com a querida figura de um bom velhinho, com sua barba falsa e face avermelhada.

"Pai, por que o Papai Noel usa roupa vermelha?"
RESPONDA(quando houver oportunidade): "Por causa da Coca-Cola, filho."
Sim. Originalmente, a roupa do bom velhinho era verde. Através dos anúncios publicitários de nossa querida marca de refrigerantes, a imagem do Papai Noel passou a ser vista em vestes vermelhas. Bacana, não? (Fonte: Gládis, ele sabe das coisas)

Dizem que Jesus nem nasceu em Dezembro. Não deveríamos ligar, desde que o real sentimento fosse valorizado. Não sou cristão, mas sei que não é dessa forma que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado.
Capitalismo e consumismo, aliados ao controle de conduta, são as bases natalinas atualmente. Cristo pregava o amor, muito esquecido em nosso Natal.

5 comentários:

Draco disse...

Sei que não é hora, tendo em vista a data, mas sempre há tempo para uma ironia natalina.

Cauê disse...

Nunca li tamanha bobagem. Natal é uma coisa linda de Deus. Vamos todos celebrar o nascimento do filho de Deus e comprar presentes para as criancinhas desse país. Aliás, faço aqui um apelo especial: cuidem as criancinhas desse do Brasil. Tirando isso, o Natal é festa, época de alegria e de esbanjo. Pra que pensar em coisa ruim? Vamos celebrar com as nossas famílias com paz e alegria. Quem não tiver família, se fudeu. Mas quem tem, aproveite!


É ISSO AE PESSOAL, FELIZ NATAL!!

jess disse...

O Cauê não faz o menor sentido. Mas, em todo caso, muito interessante.

Cauê disse...

O objetivo era justamente não fazer sentido.

Biia. disse...

Gente, Natal é uma desculpa pra dar e receber presentes como se fosse um segundo aniversário, assim como a Páscoa é pra comer chocolates como se fosse... bem, desculpa pra sabotar a dieta. A religião aí está em segundo plano. Afinal, quem comemora meesmo coisas religiosas vai lá na missa, vai lá na romaria. Queria ver quem ia ficar empolgado com o Natal se ele fosse que nem o dia de Nossa Senhora dos Navegantes : muita caminhada debaixo do sol com suas flores e suas preces. Gosto de presentes, gosto de chocolates, e ter um dia do ano pra essas coisas é ótimo. O esquisito é essa maçaroca de símbolos religiosos misturados pra servir de "base justa" e pra sentirmos que merecemos essas coisas.

Postar um comentário